Black Friday: por trás de cada venda existe um representante comercial

Black Friday: por trás de cada venda existe um representante comercial | Core PR

Meses antes de as compras serem concretizadas, representantes ajudaram a fazer produtos chegarem dos fornecedores aos comerciantes

Se as expectativas se concretizarem, a Black Friday deste ano, que cai no dia 25 de novembro, deve movimentar R$ 6,05 bilhões só no comércio eletrônico, chegando a 8,3 milhões de pedidos. Os números são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e indicam um crescimento de 3,5% em relação a 2021 – o que é considerado tímido, mas ainda assim é um crescimento.

O aquecimento das vendas deve ser percebido também no varejo tradicional e, graças às promoções realizadas nas semanas que antecedem a data – e até na seguinte a ela –, tanto os e-commerces quanto as lojas físicas devem registrar bons resultados ao longo de todo o mês de novembro.

Para garantir o sucesso desse momento, que pode impactar a relação de marcas com os clientes e o crescimento futuro das vendas na Black Friday – mas não só nela –, há um envolvimento de toda a cadeia do varejo. Indústrias se empenham em produzir o suficiente para abastecer os estoques, lojistas trabalham para tornar seus processos de venda cada vez mais eficientes e os responsáveis pela logística dobram esforços para garantir entregas nos prazos previstos.

Nesse processo, um ator essencial com um trabalho que pode ser descrito como invisível, pelo menos aos olhos do consumidor final, é o representante comercial. É ele quem faz a ponte entre os fornecedores e os comerciantes, apresentando produtos, realizando pedidos e garantindo a entrega deles no momento certo.

De forma geral, podemos dizer que cada compra realizada e entregue na Black Friday foi antes uma negociação de sucesso entre um lojista e um representante comercial. E que para garantir que o consumidor final conseguisse adquirir aquilo que planejou comprar – pois as compras da Black Friday costumam ser planejadas e bem pesquisadas –, milhares de representantes se desdobraram para organizar pedidos e entregas meses antes deste período.

É claro que, com a transformação digital, há muitos comércios que optam por abastecer seus estoques por compras on-line, assim como acontece no próprio varejo. Contudo, quando o representante comercial entra em cena, o objetivo não é apenas fechar um negócio: é estabelecer uma relação e fidelizar clientes – e, para isso, o profissional busca tanto desenvolver soft skills quanto se capacitar para conhecer profundamente os trâmites comerciais e os diferentes segmentos atendidos.

É por isso que a atuação desses profissionais é tão relevante. São eles que humanizam o processo de compras de lojistas, que personificam os fabricantes dos mais variados segmentos e que conseguem entender as dores, as demandas e os anseios de cada comerciante. Por isso, ao celebrarmos os resultados da Black Friday, precisamos celebrar também o trabalho realizado por cada um dos representantes comerciais brasileiros. Celebrar e reconhecer a importância da sua atuação.

Por Paulo Nauiack – presidente Core-PR