Bons relacionamentos e dedicação são peças-chave na trajetória de Ottilio Monaco

Bons relacionamentos e dedicação são peças-chave na trajetória de Ottilio Monaco | Core PR

Empresário fala sobre sua experiência com a representação comercial e sua conexão com o setor supermercadista

Em 1960, Ottilio Monaco iniciou sua trajetória profissional como gerente do Armazém Popular da Prefeitura de Novo Hamburgo/RS. Após 5 anos de trabalho, foi promovido a diretor. “Transformei este Armazém de uma autarquia para uma Sociedade Anônima S/A. Em 1977, ao deixar o cargo de Diretor, o Armazém havia passado de 4 para 16 unidades na cidade”, orgulha-se. 

No ano seguinte, as oportunidades de carreira levaram Ottilio a se mudar do Rio Grande do Sul para o Paraná. “Fui convidado pela Cia. Real de Distribuição (Supermercados Real) a assumir o cargo de diretor no estado, que na época contava com 6 lojas”, explica.

Mais de uma década se passou, quando mudanças na empresa levaram Ottilio a pedir o desligamento. “Ao término da minha função, a companhia possuía 21 lojas”, lembra.

Foi no início da década de 1990 que ele iniciou de fato a atuar como Representante Comercial, algo que aconteceu naturalmente devido ao meio no qual estava inserido. “Como tinha um bom relacionamento com os proprietários de redes varejistas, isso tornou a atividade mais fácil”, garante. 

Marcas como Tio João e Salton estão entre as representadas por Ottilio. Para o Diretor Comercial da Salton, Cleber Slaifer, “é uma honra e um privilégio falar do Sr. Ottilio Monaco. Ele traz consigo o verdadeiro espírito de um especialista em vendas e, na Família Salton, já conquistou inúmeras competições e é um de nossos maiores destaques, inclusive com o título ‘Guerreiro do Comércio no Paraná’. Tem como marcas fortes sua dedicação, perseverança, espírito de equipe e a excelência em tudo o que faz. Sua conduta, inegavelmente íntegra, torna sua caminhada ainda mais admirável, sendo uma referência de respeito, profissionalismo e companheirismo, onde quer que passe.” Sentimento este que é compartilhado por toda a equipe da empresa.

Atuação pela classe

De lá para cá, o empresário tem sido bastante atuante na representação e defesa de interesses da classe, tendo sido diretor do Sindicato dos Representantes Comerciais do Paraná (SIRECOM-PR). Atualmente, Ottilio é Conselheiro do CORE/PR, membro do Conselho Diretor da Associação Paranaense de Supermercados, além de integrar a Comissão Especial de Licitação do Sesc PR.

Para ser bem sucedido nesta área, além do bom relacionamento e de muita dedicação, Ottilio reforça a importância do registro no respectivo Conselho Regional dos Representantes Comerciais (CORE). “Ao iniciar o trabalho de representação, a primeira exigência das empresas é que se tenha registro no CORE”, afirma. 

Sobre os atuais desafios do representante comercial, ele cita a utilização das novas tecnologias como um fator de grande impacto no dia a dia dos profissionais. “Tivemos que nos adaptar às videochamadas no lugar das visitas presenciais, especialmente nesta pandemia”, observa o representante, que continua exercendo com maestria sua profissão e servindo de inspiração para outras gerações.