ESPECIAL DIA DAS MÃES – Representação comercial de mãe para filho

ESPECIAL DIA DAS MÃES – Representação comercial de mãe para filho | Core PR

A flexibilidade que a profissão de representante comercial proporciona na rotina foi um fator que caiu feito uma luva para Tania Monaco Tosato. O fato de poder fazer seus horários e se dividir com o marido nas funções do trabalho e da casa permitiu que ela criasse três filhos: Rodrigo, Tiago e Renato e, ao mesmo tempo, construísse uma carreira sólida na área de representação.

O primeiro filho de Tania, Rodrigo Monaco Tosato, hoje com 37 anos, nasceu no mesmo mês em que ela se formou em fisioterapia, em dezembro de 1984. Ela conta que, sem dúvidas, o trabalho como representante comercial foi o que possibilitou a ela se manter ativa profissionalmente e cuidar dos filhos. 

“Na área de fisioterapia eu teria que trabalhar o dia inteiro com horário estipulado. Como representante, eu trabalhava quando as crianças dormiam. Quando os clientes ligavam, eu pedia para eles ficarem quietinhos para que eu pudesse trabalhar e assim eu fui driblando, não foi fácil, mas deu tudo certo”, comenta Tania.

Quando Tania conta sua história, é possível perceber que foi justamente a maternidade que a colocou dentro da representação comercial.  “Como sou uma pessoa extremamente ativa, sabia que com filhos pequenos eu não poderia trabalhar período integral, mas não queria ficar parada, então eu fui trabalhar no escritório do meu pai que também é representante. Depois de um tempo, meu marido também foi trabalhar no escritório”, relembra.

Ela conta que, num certo dia, uma das empresas que o pai dela representava fez uma proposta para que atendessem a região norte do Paraná. Tania, o marido e os filhos foram, então, para Londrina e fixaram residência lá. “Conciliar a maternidade com o trabalho foi bem complicado, pois quando chegamos em Londrina, meu marido atendia os clientes e eu fazia toda a parte interna como passar pedidos, acompanhar as entregas, cobrança e a venda por telefone. Tenho certeza que, mesmo me dividindo muito entre as tarefas, não deixei a desejar nem como mãe nem como profissional, pois sempre trabalhei com muito carinho e dedicação”, diz. 

Assim como a maternidade fez Tania mudar da área de fisioterapia para a representação comercial, com Rodrigo foi a influência da profissão dos pais que fez com que ele seguisse os caminhos da mãe, do pai e do avô, todos representantes comerciais. 

Rodrigo começou a trabalhar com os pais na época em que fazia o curso de Direito. “Ele foi vivendo o nosso dia a dia, se envolvendo e gostando muito da parte de negociação. Posso dizer que ele é um estrategista, muito focado e organizado. Hoje trabalha como representante junto conosco e foca também na área de Direito Tributário que tem tudo a ver com o nosso ramo”.

Durante a faculdade de direito, Rodrigo fez inúmeros estágios em escritórios de advocacia, sendo que na grande maioria acabava por ser alocado no setor comercial. “Era natural, para minha pessoa, estabelecer laços com os clientes”, diz o primogênito de Tania.

Ao refletir sobre a sua trajetória, Tania afirma que se sente realizada por ser referência para os filhos e por ter o Rodrigo trilhado o mesmo caminho que ela. “Somos pais realizados, pois somos referência para nossos filhos. Eu sinto a admiração que eles têm por mim como mãe e profissional, e isso é recompensador!”

Rodrigo fala com orgulho da trajetória da família na profissão de representação. “Quando fui trabalhar com eles, há seis anos, meu pai à época trabalhava in loco com as tratativas comerciais e minha mãe fazia a parte administrativa, financeira e de capacitação no escritório. Eles construíram juntos uma carreira brilhante e o que me chamava e ainda chama a atenção é o respeito que ambos têm no mercado. O carinho que as pessoas possuem pelos dois. E, principalmente, o reconhecimento que ambos têm por sua retidão e honestidade. São líderes e exemplo no que fazem”. 

A trajetória profissional de Rodrigo, junto da mãe e da família, parece ter se encaixado perfeitamente, fazendo sentido para ele unir a formação jurídica na área tributária com a área comercial já exercida por seus pais. “Com certeza minha mãe teve um papel decisivo no profissional que me tornei.  Exerceu e ainda exerce grande influência em minha vida, como mãe e como profissional”, garante. 

UMA NOVA GERAÇÃO, UM NOVO FUTURO

A ideia de Rodrigo é continuar o caminho da mãe e da tradição empresarial da família como representante comercial, mas sempre trazendo um toque de modernidade para o negócio. “Hoje, tenho por missão a difícil tarefa de modernizar e trazer o serviço que exercemos para o século XXI. A profissão vem mudando em razão dos avanços tecnológicos. Nesse ínterim, cientes das transformações, estamos nos estruturando, investindo em pessoas e tecnologia, a fim de entregarmos um trabalho diferenciado, com arrimo em estratégias pré-estabelecidas”.

Para Tania, trabalhar com o filho é uma grande satisfação. “Fico feliz por ele e por nós, pois veio a agregar com muitas ideias novas, modernas e tecnológicas, o que faz toda a diferença. E nós somos abertos a mudanças e confiamos muito nele. Afinal, somos uma equipe”, conclui.