Legado de dedicação aos clientes passado de avó para neta

Legado de dedicação aos clientes passado de avó para neta | Core PR

A representante comercial Letícia Machado tem 23 anos e aprendeu o ofício da profissão quando ainda era uma adolescente

Assim como em muitas profissões historicamente dominadas por homens, a presença feminina na área da representação comercial é cada vez mais comum. Hoje, 11,7% dos registros no Conselho Regional de Representantes Comerciais do  Paraná (CORE-PR) são de mulheres, número que vem crescendo a cada ano. 

Muitas vezes, o ofício é passado de geração para geração, como no caso da Letícia Machado. Muito do que a representante comercial aprendeu nestes seis anos como uma profissional da área ela deve à avó, Lúcia. A jovem de 23 anos atua no próprio escritório, em Curitiba, na prestação de serviços para a Datweb, uma empresa de sistemas de tecnologia, que tem sede em Cuiabá, no estado de Mato Grosso.

A vó Lúcia, que é como uma mãe para Letícia – responsável pela criação da profissional em duplo sentido – teve seu próprio escritório e não atua mais no ramo, por consequência de um problema de saúde. Mais do que depressa, durante o tratamento, a experiente representante comercial escalou a neta para começar a aprender a profissão e, assim, dar sequência ao negócio familiar.  

“Estou no ramo por conta da minha vó. Ela descobriu um câncer de mama e falou que eu tinha que começar a ir com ela para o escritório, para aprender e assumir. Três meses antes de ela parar 100%, eu comecei”, conta Letícia. No início, quando a representante comercial ainda era uma adolescente, ela exercia a função de auxiliar administrativa.  

Aos 19, então, assumiu como representante comercial profissional regularizada pelo Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Paraná (Core-PR). “Comecei com um Core pessoa física e depois foi exigido que abrisse empresa com contrato de prestação de serviços, aí tirei o Core de pessoa jurídica.”

Letícia tem o ensino médio completo e costuma fazer cursos na área em que atua, para atender aos clientes de maneira que faça a diferença. “Hoje, para ser representante comercial, de um modo geral, tem que se destacar. A área está crescendo muito e, dentro da minha empresa mesmo, vendemos todos o mesmo produto. Vai de seu destaque para o cliente escolher você”, avalia a profissional. 

A representante revela que aposta sempre na boa gestão. “Prefiro ficar na administração, manutenção com clientes e nutrição. Ou seja, saber atender o cliente, dar o que ele está procurando, não somente procurar por ele quando precisa que faça um pagamento. É preciso ser referência, para quando precisar de alguma coisa procurar a gente”, diz Letícia. 

Para estar sempre passos à frente do cliente e até prever muitas vezes do que ele precisa, a neta da vó Lúcia encontra apoio nos estudos. Sempre muito ligada no mercado, ela conta que costuma acompanhar o segmento para o qual trabalha e conhece a fundo seu público. 

“Tento ter as respostas na ponta da língua. E busco muitos cursos de comportamento de pessoas, como lidar, maneiras de negociar. Além disso, fazemos reuniões semanais de representantes, para trocas de ideias, sempre pelo melhor serviço ao cliente”, destaca ela.

Por conta da pandemia de covid-19, nos últimos dois anos o sistema de trabalho mudou muito. As constantes viagens de visitas a clientes, por exemplo, deram lugar a encontros virtuais e telefonemas. Letícia não condena as novas rotinas, mas admite que o que mais gosta é o contato pessoal com os clientes.

“A gente cria um vínculo. Gosto muito da área comercial, me identifico muito. Amo fazer o que faço, amo ensinar, ensino muita coisa para meus clientes, amo ser gestora”, conta. Apesar do sentimento que transborda, Letícia sonha um dia ainda cursar faculdade de Direito. O momento é de muitas mudanças, diz, quem sabe no ano que vem. 

Isso porque Letícia se tornou correspondente bancária e também comanda uma financeira há cerca de sete meses. E, em meio a tantas tarefas, se divide entre os três cachorros de estimação – o pug Abel e os vira-latas Chai e Laisla -, o namorado, com quem Letícia convive há nove anos; e, claro, a vó Lúcia, com quem mora até hoje. Os finais de semana e os períodos da noite são reservados para eles, conta ela. Sempre que pode gosta de passear pela cidade ou fora dela e conhecer lugares novos. 

Homenagem a elas

Neste mês dedicado às mulheres, o CORE-PR vai compartilhar outras histórias de profissionais, como a Letícia, que encontram na representação comercial o caminho para uma carreira de sucesso.