Pesquisa: WhatsApp se torna principal ferramenta de vendas

Pesquisa: WhatsApp se torna principal ferramenta de vendas | Core PR

Levantamento do Core-PR e do Grupo Datacenso revela mudança no hábito de venda do representante comercial

Uma pesquisa realizada pelo Core-PR, em parceria com o Grupo Datacenso, revela uma mudança na estratégia de venda dos representantes comerciais: o uso do WhatsApp. 

Segundo a pesquisa, em média 90% dos entrevistados utilizam o WhatsApp como ferramenta de trabalho. O e-mail ocupa o segundo lugar e, seguindo a tendência dos investimentos no marketing digital, o Instagram surge na terceira posição. 

 “Antes da pandemia o contato com o cliente era por telefone e presencial. Hoje, com o WhatsApp Business e o Instagram conseguimos otimizar o fluxo de vendas”, relata Paulo Nauiack, presidente do Core-PR. Paulo destaca que as visitas presenciais ainda são importantes, porém o benefício da migração da comunicação para o digital beneficia tanto os clientes quanto os representantes comerciais.

O dado faz parte do estudo “Hábitos de Uso de Mídia do Representante Comercial”, que entrevistou cerca de mil profissionais em todas as regiões do Estado do Paraná e oferece um panorama completo sobre o tema. “Os resultados geram oportunidades de novos negócios e de melhorias na comunicação com a categoria”, celebra Paulo. 

Crescimento do WhatsApp

Segundo dados divulgados pelo Meta (empresa controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp), em 2020, no mundo somavam-se mais de 1,5 bilhão de usuários ativos e no Brasil mais de 120 milhões, parte expressiva de toda população nacional. 

A grande adesão à plataforma é explicada pelo seus resultados: a taxa de abertura das mensagens é de quase 100% e o índice de engajamento com a interação é de aproximadamente 80%, segundo dados da empresa Grow Up. “O WhatsApp faz total diferença quando falamos sobre alcance e conversão de clientes. Em uma lista de e-mails, por exemplo, a taxa de abertura é de 15%”, explica Claudio Shimoyama, CEO do Grupo Datacenso. 
Acesse a pesquisa completa “Hábitos de Uso de Mídia do Representante Comercial”: https://corepr.site/