Resultados positivos fortalecem representantes comerciais e indicam boas perspectivas para o Natal
Ao que tudo indica, as crianças e o comércio terão muitos motivos para celebrar neste dia 12 de outubro. No caso delas, além do descanso que vão ganhar em plena quarta-feira devido ao feriado – este em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil –, a perspectiva é de que muitas famílias aproveitem a folga para comemorar de maneira especial o Dia das Crianças, também celebrado na data.
De acordo com pesquisa realizada pela empresa de tecnologia e comportamento Behup, que entrevistou 500 pessoas, 76% das famílias têm planos de celebrar a ocasião com visitas a parques de diversões, refeições especiais e até passeios em lojas de brinquedos. Em 2021, o grupo representava 57%.
O estudo também mostra que, mesmo diante da inflação, que impacta as finanças das famílias, 81% dos entrevistados pretendem presentear crianças – e até adultos – na data, o que é boa notícia para o comércio. No ano passado, ainda sob forte influência da crise sanitária que afetava todo o mundo, apenas 70% dos entrevistados estavam dispostos a comprar presentes no Dia das Crianças.
“O Dia das Crianças é a terceira data mais importante para o comércio, ficando atrás apenas do Dia das Mães e do Natal. Nos últimos dois anos, as comemorações e os resultados foram muito mais contidos, em razão do momento em que estávamos vivendo. Mas, para 2022, as expectativas são muito positivas, o que significa que tanto o comércio quanto os representantes comerciais devem sair fortalecidos”, diz o presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (Core-PR), Paulo Nauiack.
Para ele, o cenário atual decorre do arrefecimento da pandemia e também de uma disposição maior das pessoas de demonstrar, inclusive por meio de presentes, o carinho por familiares e amigos, o que é consequência do período de isolamento. Nauiack lembra ainda que a data também costuma funcionar como termômetro para o fim de ano. “Se os bons resultados se confirmarem, podemos nos manter até mais otimistas em relação ao Natal”, diz.
Outros dados
A pesquisa realizada pela Behup mostra também que cada pessoa pretende comprar, em média, dois presentes para dar a filhos, sobrinhos, afilhados e netos. 32% delas, porém, devem comprar uma lembrança para si mesmas.
Para 90% dos entrevistados que vão comprar presentes, a escolha será feita após pesquisa de preço. Contudo, a compra só deve ser efetivada dias antes da data ou no próprio Dia das Crianças. O valor médio a ser gasto será de R$ 165.